quarta-feira, 2 de julho de 2014

Valha-nos o Mundial!...


1. Surpreendente, pela positiva, este campeonato do mundo. Grande equilíbrio, equipas de um modo geral bem organizadas, competitivas.

Já não há ‘sacos de batatas’, talvez com excepção da Austrália. Nota-se uma grande evolução na consistência das equipas, mesmo as africanas, embora ainda subsista alguma anarquia, tanto a atacar como, sobretudo, a defender.

Quem diria que um Bélgica-EUA iria ser um dos jogos mais espectaculares do mundial? A Bélgica ainda não é uma grande equipa, mas enormes jogadores não lhe faltam. Quando aquela malta jogar bem organizada vão arrasar. Hazard? Eu prefiro o Kevin de Bruyne. O puto é um jogador fenomenal. Lukaku, Origi, crise de avançados não é com eles, embora o Mertens me pareça um bocadinho burro e individualista.

Grande partida dos ianques, com enorme querer, força e entrega. Se tivessem jogado assim com a equipazinha portuguesa tinham goleado…

Queria aqui dizer que já vi muito jogo de futebol, mas não me recordo de uma exibição que se aproxime à do Tim Howard na baliza dos States. Absolutamente brutal!

Não percebo o futebol da Argentina… É uma tristeza ver aquele meio campo tão coxo, sem capacidade de condução, a bombar bolas para a frente, ou então tem que ser o Garay a levar a bola e a meter na linha, e o Enzo no banco!…

Vem agora a parte mais decisiva do campeonato, com perspectiva de grandes jogos nos quartos-de-final, como o Brasil-Colômbia e o França-Alemanha. Também estou curioso em ver como vai decorrer o Argentina-Bélgica, sobretudo como é que as defesas vão conseguir parar os ataques, especialmente a Bélgica que parece só saber (ou querer) jogar para a frente…

2. O melhor de tudo é, sempre, o futebol. O pior é o que anda à volta e na babugem do futebol...

O Suárez prometeu que não torna a morder…

O Presidente do Uruguai diz que “Los de la FIFA son una manga de viejos hijos de puta”. E diz mais “Podiam tê-lo castigado, mas não com sanções fascistas”. Arrefifa-lhes Mujica!

De facto, 9 jogos de suspensão, tudo bem, até podiam ser mais. Mas… impedir o jogador de estar e treinar com a equipa?! Porquê, para proteger os colegas, o treinador, o roupeiro, o seccionista, o… não vá o Suárez morder-lhes?! Isto é tratar o jogador como um animal. Bem diz Diós Maradona, ‘Mandem-no já para Guantánamo’!

[Olhem, que tal proibir o Bruno Alves de treinar, não vá desatar à patada a tudo o que mexe?]

E o imbecil do secretário da FIFA veio dizer publicamente que o Suárez devia procurar tratamento, por causa das mordidelas!

Esta malta julga-se quem?! Têm que se limitar a anunciar o castigo e não a tecer comentários sobre a sanidade mental do jogador. E se o Suárez mandasse os gajos da FIFA tratar-se por causa da corrupção, da manipulação de árbitros, das negociatas, dos campeonatos do mundo com jogos à 1 hora da tarde (!) por causa dos dólares, etc., etc.?!

O Robben veio dizer que aquela coisa, no final do jogo, foi mesmo penalti, e que na primeira parte é que se tinha atirado para a piscina. É claro que aquilo que o moço quis dizer foi que no final do jogo se atirou para a piscina, mas como na primeira parte sofreu mesmo penalti, a coisa fica ela por ela...

Sobre o assunto diz a inefável A Bola que ‘a honestidade de Robben’ (!) não vai ter castigo… Virgem Maria, é do calor!…

E o grande Pinilla (quem, se não ele, poderia secar as esperanças do Chile, nos últimos segundos do jogo e nos penaltis?...) vem acusar o director de comunicação da CBF, de o ter agredido no túnel (os túneis deviam ser elevados a instituição do futebol) e ser “um delinquente de fato”. De fato, e de facto, digo eu (raios partam o acordo ortográfico!). Mas o delinquente só foi suspenso por um joguito. Adoro a FIFA!

PS: Por cá, segue a rusga! A equipa principal do Benfica, metade da equipa B e metade da equipa de juniores já foi tudo vendido várias vezes!... Nem ligo, já dei para esse peditório…

Entretanto, o Benfica já ‘desvendou’ o equipamento alternativo, e as cores são cinzento-escuro e ‘fúcsia’… ‘Fúcsia’?! Fuck-se! Aquilo são mas é tons de cor-de-rosa. E andava a malta a gozar com os tipos do Porto…

Sem comentários:

Enviar um comentário