quinta-feira, 17 de abril de 2014

Enzo Pérez, o jogador que vive por dentro do Sonho


Este blogue é filho da noite de ontem, uma das mais épicas dos últimos anos, em que tantos dos elementos que constituem a essência do Benfica e do Benfiquismo foram convocados, deixando marca indelével na nossa memória.

O querer, a raça, a coragem, a dádiva, a comunhão, obrigaram a verdade e a justiça a comparecer e estar do nosso lado. Assim, sim! O horizonte só pode ser Vermelho!

Muito poderia contar dos nossos guerreiros, da raça de Jardel e Maxi, da magia de Gaitán, da arte e poder de Salvio, da inteligência e agilidade de Rodrigo, da afirmação do menino André Gomes, ao assumir a intensidade de jogo que pode elevar a sua enorme inteligência e técnica a voos altíssimos…

Mas queria, sobretudo, dedicar este texto ao jogador do Benfica que neste momento mais admiro: Enzo Pérez!

Enzo é um jogador raro, cada vez mais raro…

Não ‘apenas’ pela enorme inteligência, coragem, solidariedade, lealdade, raça, técnica, visão de jogo. Enzo é raro porque é um jogador que vive por dentro do sonho, o Sonho do Futebol, como acontecia com o nosso grande Eusébio.

Para Enzo, o futebol não é um mero meio para enriquecer, ganhar fama, obter regalias e conquistas da mais diversa índole. Para Enzo, o futebol constitui o espaço e o tempo da própria vida, tão fundamental como respirar, tão importante como amar.

Enzo não vive para o futebol ou com o futebol. Enzo é o futebol, a equipa, a multidão e cada um dos adeptos, a bola, o golo, a camisola!

Enzo habita no Sonho do Futebol, mesmo quando este se transforma em pesadelo, como na época passada.

Por isso Enzo sofre e chora com as adversidades, engole as lágrimas com raiva, exulta de forma radiante (luz intensa/chama imensa, no olhar) com a glória e os sucessos da equipa, respira com os adeptos (viram como ele levantou e abraçou o adepto que invadiu o campo e se rojou pelo chão direito a ele?!), o seu coração batendo em sintonia com o nosso.

Hoje compreendo porque o Enzo dos primeiros tempos não entrou bem no Benfica e regressou a casa. Não foi uma birra de ‘menino da mamã’, não. Enzo apenas consegue viver no Sonho e, naquele momento, não o encontrou. Como poderia ficar, sem viver?

Felizmente, para ele e para nós, entendeu (com a ajuda de Aimar e Saviola?) que o Benfica é um clube de Sonho, e onde os mais belos sonhos podem ser vividos. Voltou e soube construir o seu espaço de sonho, no Sonho. Enzo soube construir-se e afirmar-se como um sonhador à Benfica!

Salve Enzo! Que fiques por muitos e bons anos!

2 comentários:

  1. Só de pensar que o queria fora do Benfica quando foi para a Argentina e não quis voltar...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Esta tudo (inspiradamente) dito! Gostaria apenas de partilhar um sentimento que me vem visitando cada vez que vejo Enzo. Ele é, neste momento, tão benfiquista como nós!

      Tem as mesmas reacções que eu teria, choea e luta como qualquerum de nós. Mas o mais curioso é que o Enzo o faz como se no seu coração edtivesse a memória gravada a sangue do Benfica mítico dos anos 60. Como se o tivesse vivido com os meus pais e avós, reagindo com a alma imensa da verdadeira essência do Glorioso.

      Eu tenho 31 anos. Tive uma educacação benfiquista, repleta doa nossos valores mas ficando sempre um sentimento ainda de ansiedads de ter ouvido falar como era o Benfica mas não o tendo vivido intensamente ao vivo.

      O maior elogio que posso fazer ao Enzo é dizer-lhe que cada vez que o vejo, de 3 em 3 dias, sinto que me mostra esse sonho. Que me conta a história fadada, como um avô o faz a um neto, falando ds todas as aventuras vividas. Perante Enzo, nao consigo esconder o deslumbre e o brilho nos olhos, completamente vidrados e apaixonados com a coragem e alma que com que meconta cada momento de glória, dor ou alegria.

      Literally, stuff of dreams!

      Eliminar