quarta-feira, 30 de abril de 2014

Revelações sobre a verdadeira identidade do ‘Manel’


Afinal, quem é o ‘Manel’?

Se estão a pensar no jogador ‘A’, ‘B’, ou ‘C’, não acertaram.

O ‘Manel’ não é nenhum jogador em particular, é uma configuração superior de vontades e estados de alma.

Quando o todo ganha identidade e se torna qualitativamente diferente e maior do que as partes, atinge o estado de ‘Manel’.

Há fantásticos ‘manéis’ na natureza, como, por exemplo, as colónias de formigas ou colmeias de abelhas. Ele há rainhas, obreiras, soldados, com habilidades, capacidades e competências diferentes, mas o colectivo é o ‘Manel’, e o ‘Manel’ está em cada um. Quando uns caem outros avançam!

Escreveu o André Gomes no Instagram: “Seguimos mais fortes para os nossos objectivos. A nossa família é isto mesmo, salvamos a pele uns dos outros! Momentos únicos como estes fortalecem-nos cada vez mais”. É o ‘Manel’!

Quando os jogadores alinharam, sentida e orgulhosamente, com o nome de Eusébio no equipamento, logo por baixo (não repararam!?) estava o nome ‘Manel’.

Um país inteiro, em dor, com a morte de Eusébio? É o ‘Manel’!

Dez contra onze, e toma lá!? É o ‘Manel’!

Um topo do estádio: ‘Benfiiiicaa!...’ O outro topo: ‘Benfiiiicaa!...’. ‘Tudo a saltaaar’, ‘Tudo a saltaaar’… É o ‘Manel’!

A equipa a parar, por momentos, a ouvir e sentir os cânticos, a galvanizar-se e a acelerar... É o ‘Manel’!

Aquele adepto, aos saltos, no Marquês, com ar patusco, enfiado numa camisola do Benfica, enrolado numa bandeira do Benfica, cabeça envolta num cachecol do Benfica, coroada com um boné do Benfica, era o Jorge Jesus? Estou pronto a jurar que era o ‘Manel’!

E viram o Presidente, na final da Youth League, a descer ao terreno, a levantar os miúdos do chão e a formar com eles uma roda de abraços de solidariedade e afirmação? Ah ganda ‘Manel’!

Juventus/Conte/Platini/UEFA, com manobras para desestabilizar a equipa, em geral, e o Enzo, em particular? Pobres tolos, ninguém lhes disse que quem vai jogar amanhã é o ‘Manel’?!!

O ‘Manel’, que vai dedicar a passagem à final ao Gran Torino que a tragédia de Superga (faz, dia 4 de Maio, 65 anos) não matou, mas imortalizou!

Meus amigos, o ‘Manel’ é cada um de nós e é o NÓS que somos todos!

O ‘estado’ de ‘Manel’ é muito difícil de alcançar e ainda mais difícil de conservar. Mas, agora que existe, vivamo-lo e desfrutemo-lo, elevemo-lo o mais alto possível, nas asas da águia ‘heráldica e suprema’!

Termino, com a revelação da identidade completa do ‘Manel’: ‘Manel’ de SLB E Pluribus Unum.

Sem comentários:

Enviar um comentário