quinta-feira, 7 de agosto de 2014

A grande “Cimeira do Seixal”…


A notícia do jornal A Bola, edição de hoje, 7 de Agosto, com o título “Cimeira do Seixal define plano de ação” é uma das peças mais lamentáveis destes lamentáveis tempos.

Das duas, uma. Ou A Bola inventou a notícia, e o Benfica tem que apresentar um protesto. Ou, então a notícia foi ‘encomendada’ ou ‘plantada’ pela Direcção da SAD para, pretensamente, transmitir aos sócios e adeptos uma imagem de acção e determinação na resolução dos problemas da equipa.

Mas a coisa é tão mal feita que, quem lê a notícia, se pergunta imediatamente: ‘Mas como é possível? Estão a tomar-nos por parvos? O nível desceu assim tão baixo?’

Os subtítulos são, desde logo, bem reveladores do que se pretende com a notícia.

Reza o lead: “Semana começou com reunião ao mais alto nível. São precisos reforços de qualidade e há três posições urgentes”.

Que é como quem diz: ‘Meus amigos, aqui ninguém dorme, o estado-maior está reunido para enfrentar e resolver os problemas’…

Pergunta-se o sócio ou adepto, anónimos, na sua lhaneza: ‘Mas só agora é que deram pela coisa? A uns dias da Supertaça e a pouco mais de uma semana do início do campeonato?’

Mas o outro subtítulo ainda é mais ‘engraçado’. Diz então que “Além de guarda-redes, médio defensivo e avançado, a SAD quer substitutos à altura se Enzo e Gaitán partirem”.

E o sócio ou adepto, anónimos, na sua lhaneza: ‘Mas estão a avisar-me que o Enzo e o Gaitán também vão embora?! E onde é que eu já ouvi essa dos substitutos à altura? Já sei, foi o Presidente, há uns meses (!) atrás… Mas que substitutos à altura é que vieram para os oito que já saíram?!...’

O corpo da notícia, então, não deixa dúvidas: querem mesmo tomar-nos por parvos!

Não resisto a transcrever uns nacos (os sublinhados são da minha autoria). Diz A Bola:

“O encontro de segunda-feira [entre Luís Filipe Vieira, Rui Costa e Jorge Jesus] serviu para identificar as principais lacunas do plantal e as posições que urge reforçar para que o Benfica se torne mais competitivo, numa altura em que já terminaram os ensaios e está à porta o primeiro troféu oficial da temporada (…)”. Ai sim, acordaram agora para a ‘urgência’?!

E mais adiante “Olhando para o atual panorama da equipa, o entendimento é de que tais reforços [um guarda-redes, um médio defensivo e um avançado] devem ter qualidade para marcarem de imediato a diferença no Benfica 2014/2015, apesar do esforço financeiro que tal exigirá por parte da SAD”. Que é como quem diz ‘Estamos determinados, os custos não serão impedimento’. Ai sim? Ou melhor, ai não?! E eu a pensar…

E, para rematar, conclui a notícia de A Bola:

“As eventuais saídas de Enzo Pérez e Nico Gaitán também foram abordadas – neste momento o primeiro está mais próximo de sair, embora tal deva acontecer apenas depois da Supertaça. Na impossibilidade de os encarnados segurarem os dois jogadores ou pelo menos um deles (esse cenário seria o ideal (…)), ficou estabelecido que os substitutos terão de ser também jogadores de qualidade inquestionável, sob pena de o Benfica ficar ainda mais fragilizado do que já está em matéria de soluções”.

Caso esta notícia seja ‘plantada’, a SAD do Benfica vem avisar-nos, clarinho, clarinho, que Enzo e Gaitán não ficam os dois, de certeza. Mais, têm o arrojo de dizer, sem vergonha, que “o cenário ideal” é manter um deles”, mas até podem sair os dois, cenário que, se o outro é um ‘cenário ideal’, será um ‘cenário normal’. Mas atenção, avisam com determinação, se saírem serão substituídos por outros de “qualidade inquestionável”.

O cenário ideal, caraças, diz o sócio ou adepto, anónimos, na sua lhaneza, já a perder as estribeiras. Mas estão a gozar com a minha cara?! Substitutos de qualidade inquestionável, catano?! Mas vão comprá-los por quanto?!

Se a notícia é inventada por A Bola, o Benfica tem que protestar, veementemente, porque dá da Direcção da SAD uma imagem de incompetência, de falta de orientação e, até, de algum pânico.

Se é ‘plantada’ então é ainda mais grave porque mostra tudo o que referi anteriormente, mais a convicção de que os sócios e adeptos são uns atrasados mentais que podem facilmente ser tomados por parvos, pelo que basta uma notícia bacoca no jornal, porque política de comunicação e de verdade é coisa que parece não existir para a Direcção da SAD.

Para terminar o rol, A Bola noticia na página seguinte que Franco Jara ficará no plantel e que Nélson Oliveira sai se entrar o tal grande avançado.

Mais palavras, para quê?!

Só lamento ver o nome do Rui Costa metido no meio desta treta.

Quanto a nós, sócios e adeptos, anónimos, na nossa lhaneza, lá estaremos no Domingo em Aveiro, a apoiar a equipa, com Luis Felipe, Sidnei, Jara, ou com quem for, para vencermos a Supertaça!
 
 
 
 

2 comentários:

  1. O que tu sabes...a minha ialma está parva.

    ResponderEliminar
  2. mas tens duvidas q a "noticia" foi plantada pela SAD ?
    e q o Enzo e o Gaitan vão ser vendidos ?
    eu até duvido q sejam pela cláusula...

    ResponderEliminar