segunda-feira, 4 de agosto de 2014

(Re)eleições na Liga: manobras, mais manobras e contramanobras…


Joaquim Oliveira deve andar desesperado...

Depois do Tribunal da Concorrência ter condenado a Sport TV, em Junho, a pagar uma coima de 2,7 milhões de euros, por abuso de posição dominante durante seis anos, a Autoridade da Concorrência (AdC) proibiu no passado dia 31 de Julho, a entrada da PT na Sport TV, numa operação em que a Controlinveste, a Zon Optimus e a PT passariam a controlar conjuntamente a Sport TV, a qual, nesta operação, passaria por sua vez a incorporar a Sportinveste Multimédia e a PPTV (que comercializa os direitos televisivos).

No Comunicado nº 10/2014 a AdC refere que “A operação de concentração é suscetível de criar entraves significativos à concorrência” e acrescenta que “Durante todo o procedimento, a AdC recebeu e avaliou um vasto conjunto de observações carreadas ao processo pelos terceiros interessados Benfica SAD, Cabovisão, Liga Portuguesa de Futebol Profissional, Vodafone, bem como de vários clubes da Primeira e Segunda Liga portuguesa de futebol profissional”.

Como se não bastasse, a derrocada fragorosa do amigo Ricardo Salgado e do GES/BES, mais a ‘patada na poça’ do amigo Granadeiro que arrastou a PT na mesma enxurrada, derrubaram ou deixaram muito periclitantes os pontos de apoio em que Oliveira se sustentou para erguer o seu ‘império’, depois do arranque inicial, à mama da RTP e dos nossos impostos…

A Sport TV está sob grande pressão e, se vai abaixo, é mesmo o fim da picada.

Por outro lado, para as bandas de Contumil continua-se a ‘fabricar papel’, para comprar jogadores e mais jogadores (e pagar comissões, ai as comissões…) como se não houvesse amanhã, e como se o país do Novo Banco fosse o mesmo país do BES…

É que pode, mesmo, não haver amanhã se o FCP não for campeão este ano e o passivo continuar a aumentar. Pinto da Costa está a jogar na roleta o ‘alguma coisa’ ou nada…

Oliveira & Pinto precisam de toda a ‘ajuda’ que puderem granjear…

O filme da próxima época já está em rodagem. É certo que o ‘casting’ não correu bem, porque o chato do Figueiredo continuou na Liga e lixou o célebre ‘algoritmo dos sorteios’, contratando uma Universidade de Barcelona para programar o sorteio dos campeonatos da época 2013/2014. Resultado: acabaram-se as ‘coincidências’ das séries de Portos-Benficas no final do campeonato. Uma chatice do carago!…

Para já, para já, é necessário limpar da Liga o chato, antes que faça mais alguma, para além de continuar a ‘rosnar’ sobre os direitos televisivos. Depois, com tempo, acabar com a Liga e passar tudo para a FPF do amigo Gomes das ‘deusas’ e das ‘faturas’.

Do lado do Governo, a coisa está segura com o vimarenense Secretário de Estado do Desporto…

Vai daí, 1ª cena: pela mão dos ‘amigos’ do Conselho de Justiça da FPF, faz-se repetir as eleições na Liga. Mas com uma subtileza. Para já, só se decide que o Seara e o chato podem concorrer à repetição. Isto, para ver se o Seara, com aquela coluna vertebral tenrinha, dá o dito por não dito, e depois de assegurar que se afastava, vir afinal a aparecer outra vez, a encabeçar a lista de confiança de Oliveira, Pinto & amigos (aquele brasuca do Estoril, está a ver se sobe na hierarquia)…

[Bem dizia, há dias, o cómico do Fiúza que quem estiver na Presidência da Liga “Deve estimar a Olivedesportos”…]

Mas se o Seara não (re)aparecer, então decide-se o caso do Alves, e permite-se que concorra contra o chato. Passa-se-lhe a mão pelo lombo, dão-se-lhe uns rebuçados, amansa-se a ‘fera’ e (re)ganha-se um homem de alguma confiança (é o que se pode arranjar), enquanto não se liquida a Liga.

A 2ª cena é um velho remake: Olegários, Proenças, Xistras, Soares Dias, Sousas, Gomes, Capelas, Cosmes, e patati e patatá, em campo. Jornaleiros, comentadeiros e outros paineleiros, em contra-campo.

E o grande final: Porto campeão, Braga em 2º, Sporting em 3º…

Perante tudo isto qual é a estratégia da Direção do Benfica?

Para além do estrondo da dinamitagem da equipa campeã, o silêncio impera e parece ser a regra de oiro (ou de chumbo, conforme as versões) nesta como noutras questões candentes. [Chiu… Alguém consegue ouvir alguma coisa? Ná, nem um sussurro…]

Nada de nada. Pois se até nem sequer sabemos, ainda, qual foi a posição do Benfica na anterior ‘versão’ das eleições da Liga.

Na edição do passado sábado, o Expresso, pela pena do Pedro Candeias, dizia, preto no branco, que foi Luís Filipe Vieira quem lançou a candidatura de Seara para estabelecer pontes com o Pinto, via Mendes do Guimarães. E, que, para disfarçar e mostrar ‘distanciação’ em relação ao Seara, fez, por outro lado, avançar o Rangel. Acontece que o Pinto e o Mendes dão a volta ao Seara e convencem-no a apresentar uma lista da sua confiança, ‘traindo’ Vieira. Este teria levado o Rangel a apresentar outra lista com o Seara, para o entalar… E a coisa acabou como se sabe, com o Figueiredo a manter o lugar.

Esta historieta, um verdadeiro esterquilínio [como diria o velho Camilo, grande mestre da língua portuguesa] ainda não foi desmentida por Luís Filipe Vieira. Como é possível?

Como é que vai acabar esta bacorada? Ver novamente o Seara em liça é o descrédito final. Ou será mesmo essa a intenção?

E qual 'novo ciclo' qual 'hegemonia' se num momento em que o Pinto e o Oliveira estão aflitos, o Benfica em vez de fazer ‘touché’ faz hara-quiri?!

PS: O Cardozo acaba de ser vendido, com 4 milhões (!) a entrar no Benfica… [Que sejas feliz, Tacuara. Sempre te admirei!]
A estátua do Béla Guttman também estará à venda? É que, pelo caminho que a coisa leva, já nem serve para esconjurar maldições, porque finais, nem por um canudo...
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário